Defensoras e defensores da ativa e aposentadas(os) votaram hoje (04) para eleger a primeira mulher para o cargo de defensora pública-geral do Rio de Janeiro. O resultado da votação, feita através de um sistema eletrônico próprio, montou a lista tríplice que será enviada ao governador para a nomeação para o cargo, conforme previsto em lei. Claudio Castro tem 15 dias, a contar do recebimento da lista, para publicar a nomeação no Diário Oficial do Estado.

Ao todo, foram contabilizados 1115 votos. A defensora mais votada foi Patrícia Cardoso, escolhida com 46,59% dos votos. A segunda candidata mais votada foi, Suyan Liberatori, com 30,6%, seguida de Sheila Soares, que recebeu 22,79% dos votos. 

Em 68 anos de história, esta é a primeira vez que uma mulher ocupará o cargo de defensora pública-geral no Rio de Janeiro. Conheça o perfil das candidatas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Patrícia Cardoso Maciel Tavares é defensora pública desde 1994. Graduada em Direito pela Universidade Gama Filho, foi professora e coordenadora de disciplina do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá no período de 1998 a 2010. É titular do NUDECON desde 2011, tendo sido subcoordenadora de superendividamento em 2013 e coordenadora de 2015 a 2020. Desde outubro de 2020 exerce a função de coordenadora cível da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, sendo responsável por toda a assessoria institucional em matéria cível, com foco na atuação estratégica, criando projetos e dinâmicas para o aperfeiçoamento da atuação dos Defensores Públicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sheila Soares tem 29 anos de dedicação à Defensoria do Rio. Nesse tempo, teve intensa participação em todas as áreas de atuação da profissão, ocupando cargos de liderança. Integra o Conselho Superior da Defensoria e foi ouvidora da Caixa de Assistência aos membros da Defensoria (CAMARJ). Atua em duas varas cíveis e na Vara de Fazenda Pública. É viúva e tem dois filhos, de 17 e 20 anos. Se eleita, será a primeira mulher e negra a ocupar o cargo de defensora pública-geral do RJ. Sua proposta prioriza a valorização profissional das defensoras e defensores para uma Defensoria mais forte e transparente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Suyan Liberatori é defensora pública há 25 anos. Pós-graduada, ela é mestre em processo penal e criminologia pela Cândido Mendes – Centro. Atualmente, é defensora pública titular da 6ª/28ª Varas Cíveis da Comarca da Capital, local onde atua  há mais de 10 anos. Ao longo da carreira atuou em cidades do interior (Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Mangaratiba, Sumidouro, Sapucaia, Conceição de Macabu, Resende), Baixada (Núcleo de Primeiro Atendimento Cível de São João de Meriti), na capital, na vara Criminal de Campo Grande, Vara Cível de Madureira, além da Auditoria Militar. No início de sua carreira, Suyan também foi nomeada como diretora na ADPERJ.



VOLTAR