A Defensoria Pública do Rio de Janeiro recebeu, na manhã desta terça-feira (01), 25 procuradoras e procuradores recém-empossadas(os) no estado para um evento de boas-vindas. No encontro, foram ressaltadas ações em parceria entre a DPRJ e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que ajudam na diminuição da judicialização das demandas.

Durante a mesa de abertura, Paloma Lamego, subdefensora pública-geral, reforçou que, apesar do Estado do Rio Janeiro estar entre os maiores litigantes da Defensoria, a parceria com a PGE é essencial para trazer rapidez na resolução de casos e aprofundar a busca por soluções extrajudiciais de conflitos. 

- Somos carreiras irmãs e receber vocês aqui hoje é emblemático. A parceria entre as instituições é de grande êxito e tem levado à melhoria no atendimento aos assistidos e à redução dos gastos com ações no sistema de justiça, um benefício a toda a sociedade fluminense, disse a subdefensora geral. 

Bruno Dubeux, procurador-geral do estado do Rio de Janeiro, também destacou o respeito entre as instituições e falou sobre o privilégio das(os) recém-empossadas(os) em poderem conhecer o trabalho em conjunto com a Defensoria. 

- A Defensoria do Rio é uma instituição de vanguarda e parceira da PGE. Temos uma relação profissional respeitosa acima da média e isso é reflexo de um trabalho inspirador de ambas as partes, definiu. 

Também estavam presentes na mesa de abertura, a subcorregedora-geral da DPRJ, Simone Mendes, o subprocurador-geral do estado, Flávio Willeman, e o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco que, em sua fala, destacou que a PGE do Rio de Janeiro é motivo de orgulho para o sistema de justiça. 

- A Defensoria já viveu momentos difíceis e a Procuradoria sempre esteve ao nosso lado. Nossa atuação conjunta dentro as Associações, por exemplo, foi fundamental na valorização das carreiras. Receber vocês na sede da DPRJ é marca um dia histórico para a nossa instituição, concluiu Pacheco. 

 

Câmaras de Soluções Extrajudiciais marcam parceria entre as instituições


O encontro de boas-vindas também contou com a apresentação de duas iniciativas que demonstram a qualidade da atuação conjunta entre DPRJ e PGE na busca de soluções extrajudiciais para as demandas das(os) assistidas(os): a Câmara de Resolução de Litígios de Saúde (CRLS) e a Câmara Administrativa de Solução de Controvérsias (CASC).

Criada em 2013, a CRLS tem como objetivo promover o atendimento de pessoas assistidas pela Defensorias do Estado e que demandem prestação de serviço de saúde. A atuação da Câmara busca soluções administrativas de um acesso mais célere e resolutivo para as demandas de saúde. 

- Essa relação em busca de soluções consensuais é fundamental. E o trabalho em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado só é possível por termos em vocês parceiros de um trabalho respeitoso, ressaltou a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva, Thaísa Guerreiro, que também destacou que a DPRJ é responsável por 70% das demandas de saúde no Tribunal de Justiça do Rio. 

Já a coordenadora do Núcleo de Fazenda Pública da Defensoria, Samantha Monteiro, ressaltou a importância da Lei 9629 que, em abril deste ano formalizou a Câmara Administrativa de Solução de Controvérsias (CASC) no Rio de Janeiro. 
- Na CASC temos mais uma vez a atuação conjunta com a PGE. Lá, além do trabalho para diminuição da judicialização favorece, temos o assistido sendo ouvido, e isso é muito importante para quem busca o atendimento da Defensoria, concluiu Monteiro. 

Veja as fotos da recepção aqui.



VOLTAR