A presença e os olhares curiosos de 42 estudantes do ensino médio já davam sinais de que aquele seria um dia diferente na sede da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ). As alunas e alunos do Colégio Estadual Alice Paccini Gélio, de Belford Roxo, baixada fluminense, visitaram a instituição na última quinta-feira (27) para um bate-papo sobre direitos humanos e a missão institucional da DPRJ. 

A visita é parte do projeto “Calçada da Cidadania”, uma parceria entre a Defensoria, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A defensora da Coordenadoria de Infância e Juventude (Coinfância) Raphaela Jahara, e o diretor-geral do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), defensor José Augusto Garcia de Sousa, participaram da atividade de recepção.

– É uma iniciativa muito interessante. Poder falar para os jovens sobre a atuação da Defensoria e desmistificar alguns conceitos enraizados na sociedade, como a visão muitas vezes errônea em torno do que são os direitos humanos, é muito importante, pois eles podem construir um futuro diferente, disse o defensor. 

Kettelyn da Silva, de 17 anos, foi uma das participantes do projeto. Apesar de conhecer a Defensoria, a jovem afirmou que não sabia exatamente o que a instituição faz. Com o sonho de seguir carreira de diplomata, Kettelyn disse ter gostado muito de conhecer a atuação da DPRJ.

– Eu gosto muito dessa área do Direito e vou pesquisar mais sobre o trabalho na Defensoria, que eu não sabia que era tão amplo. Quem sabe eu não siga esse caminho de defensora?, revelou a estudante.

O nome “Calçada da Cidadania” é uma alusão ao fato de todas as entidades participantes estarem próximas, na mesma “calçada” da Av. Marechal Câmara, no centro do Rio. A iniciativa tem um foco em educação em direitos, envolvendo estudantes da rede pública de ensino. 

No modelo idealizado, periodicamente uma escola é escolhida para participar de duas atividades: uma visita de representantes das instituições parceiras à turma na escola selecionada, com alguma dinâmica sobre educação em direitos e, depois, a visita das(os) estudantes às quatro sedes, para conhecer os espaços e ouvir um pouco sobre a atuação de cada uma.

 

Texto: Jaqueline Banai
Fotos: Matheus Reis



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