Em celebração ao Dia Internacional do Luto e Luta da População em Situação de Rua, a Defensoria Pública do Rio (DPRJ) realizará, nesta sexta-feira (19), uma ação para atender esse público. O evento vai acontecer de 10h às 15h, no Largo da Carioca, região Central da cidade. 

Além de oferecer assistência jurídica gratuita, a ação também vai contar com serviços de saúde, corte de cabelo, escuta sobre violações de direito, identificação da regularidade das prestações dos serviços, entrega de kits de higiene e alimentação, bem como atividades culturais e muito afeto.

O projeto é uma parceria entre Defensoria Pública do Rio; Defensoria Pública da União; Projeto Juca; Projeto Ruas; Coletivo Rua; Cut Rio; A Nova Chance; Escola de Talentos e Pastoral do Povo da Rua.

Dia de luta

O 19 de agosto foi definido como Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. O fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua-MNPR , em uma contínua luta pela garantia de direitos.     

— Para essa população, os direitos estão além dos cobertores. É preciso assegurar a esse usuários à saúde adequada, com atendimento pluridisciplinar quanto às dependências psicossociais; segurança alimentar, mediante acesso à alimentação regular; atendimento da assistência social especializado e efetivo quanto às inúmeras carências sociais e benefícios; e cotas para inclusão no mercado de trabalho — destacou a defensora Cristiane Xavier, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos.

Texto: Jéssica Leal.



VOLTAR