Consumidores de quatro comunidades do Rio terão a chance de solucionar as principais queixas diretamente com as empresas em audiências de conciliações que contarão com o apoio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon). O núcleo participará do projeto Procon Comunidade, que conta ainda com a atuação da autarquia e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no atendimento à população de Manguinhos, Rocinha, Complexo do Alemão e Vila Kennedy.
A ideia foi apresentada a líderes comunitários na Biblioteca Parque Manguinhos na terça-feira, 16. No mesmo dia, foi inaugurada a exposição com fotos de jovens da comunidade mostrando flagrantes de desrespeito ao consumidor. A coordenadora do Nudecon, Larissa Davidovich, falou a líderes comunitários sobre a importância da atuação social da Defensoria nesse projeto.
- A Defensoria vai levar cidadania e dignidade aos assistidos, em parceria com duas instituições renomadas, FGV e Procon. Atuaremos nesse projeto com prevenção e soluções dos conflitos de forma coletiva – afirmou.
Em um mês e meio, defensores do Nudecon vão até as comunidades para promover audiências de conciliação entre as empresas e os consumidores, em parceria com o Procon e o FGV.
Ainda na terça-feira, 16, Defensores do Nudecon visitaram o Núcleo de 1° Atendimento de Botafogo, como parte do projeto da Rede Integrada de Defesa do Consumidor. A titular do Núcleo de Botafogo, Adriana Gameiro, recebeu do núcleo modelos de ofícios e outros materiais que possam auxiliar nas causas consumeristas.