A Defensoria Pública do Rio irá lançar, na próxima segunda-feira (13), o novo edital para o Programa Abdias Nascimento (PAN), que oferece bolsas de pós-graduação e de monitoria para cotistas. O Objetivo é ampliar as oportunidades e incentivar o ingresso de pessoas negras, indígenas e com deficiência na carreira da Defensoria e de outras instituições do sistema de justiça. Ao todo, serão concedidas 12 bolsas de Pós-Graduação e 16 bolsas de monitoria. 

Lançado em 2021, o ABDIAS tem mostrado resultados positivos: entre os doze bolsistas da primeira turma, três mulheres negras tomaram posse como defensoras públicas, duas no Rio e uma na Bahia; um bolsista com deficiência foi aprovado para a carreira de delegado federal, e outras três pessoas negras estão em fases adiantadas nas seleções para as Defensorias Públicas do Mato Grosso do Sul e Sergipe e para o Tribunal de Justiça de São Paulo.  Neste ano, além das bolsas que serão oferecidas às(aos) novas(os) alunas(os), outras cinco foram renovadas para alunas(os) da primeira turma. 

Além dos bons resultados, o programa este ano conta com a parceria da Open Society Foundations, uma das maiores organizações filantrópicas do mundo. A parceria possibilitou a criação de novas vagas para pós graduação, além de apoio psicológico e monitoria para todas(os) as(os) alunas(os) do programa. 


Sonho realizado

O sonho de Jamila Reis sempre foi se tornar defensora pública e atuar na defesa dos direitos humanos. Uma conquista que parecia distante quando ela pesava os valores dos materiais e das aulas necessárias para uma boa preparação para o concurso. Desanimada e sem saber se conseguiria continuar estudando, a história de Jamila começou a mudar ao ser selecionada para participar do Programa Abdias do Nascimento.

Com o auxílio da bolsa para acessar os cursos, os materiais e realizar o pagamento das inscrições, a aprovação não demorou a chegar. Jamila foi aprovada no último Concurso da DPRJ e conta que o programa foi muito importante para a realização do seu sonho. 

- O programa ABDIAS me deu um ânimo muito grande. O programa veio em um momento muito importante porque estava prejudicando a minha saúde mental depender financeiramente dos meus pais para correr atrás do meu sonho. Outra coisa muito importante foram os nossos encontros, o grupo do whatsapp que criamos, a gente conversava muito sobre as nossas aflições e seguranças, relata a nova defensora pública.

Para Scarllet Stigert, que também participa do projeto, um dos maiores diferenciais é que os concursandos não precisam ficar restritos apenas aos concursos da Defensoria, o ABDIAS foca na colocação dos bolsistas em todos os órgãos do sistema de justiça do Brasil todo. Para a jovem, isso faz com que o programa tenha um potencial enorme de se tornar referência no país. 

- Por causa do Programa eu pude comprar passagens, pagar inscrições dos concursos em que não consigo isenção e adquirir cursos, o que começou a fazer toda a diferença na minha preparação. A extensão desse Programa pode – e provavelmente irá – permitir a aprovação de ainda mais cotistas, promovendo uma mudança substancial no sistema de justiça brasileiro,  ressalta Scarllet.

A diretora de capacitação do Cejur e subcoordenadora da Coopera, Adriana Britto, comenta os resultados do programa até agora. 

- Tivemos um encontro com os bolsistas e foi muito emocionante ver como o programa tem tido impacto na vida deles, pelo apoio financeiro para se deslocarem e fazerem concursos em outros estados, o suporte das aulas, as mentorias, enfim, o retorno é muito positivo e transformador, disse Adriana.

O PAN é uma iniciativa da Defensoria Pública Estado do Rio de Janeiro (DPERJ), por meio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), da Coordenação de Promoção da Equidade Racial (COOPERA) do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (NUPED), e tem o apoio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj).

O evento de lançamento do novo edital será dia 13/06, às 17:30, em um evento na sede da DPRJ no centro do Rio, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Veja a programação completa aqui

Acesse aqui o edital do Programa Abdias Nascimento

Outras informações sobre o Programa, acesse o site da FESUDEPERJ



VOLTAR