A Assessoria Criminal da Defensoria apresentou, na sexta-feira, 26, o sistema de acompanhamento processual, desenvolvido para as varas criminais e o Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), que entra no ar no dia 12 de setembro. A novidade possibilitará aos defensores públicos acompanhamento informatizado detalhado dos trâmites dos processos nos juízos, permitindo planejamento e conhecimento de todos os processos criminais.
Dentre outros dados, o software contará com o monitoramento do cadastro de todos os presos e a atualização dos processos em movimento, além de dar acesso à Ficha de Antecedentes Criminais (FAC) dos apenados e contar com um sistema próprio de comunicação entre os defensores públicos das varas criminais e Nuspen.
Em breve, será enviado por email um manual de instruções para o uso deste sistema. Outra inovação, prevista para setembro, é a implementação da Central de Distribuição de Prejuízos, que concentrará o recebimento de todos os alvarás dos prejudicados, fornecendo, quando for o caso, a certidão esclarecedora da inexistência de prejuízo, a fim de que o defensor público natural possa requerer a reapresentação do alvará de soltura.
A palestra de apresentação do sistema informatizado, ministrada pelo assessor criminal da Instituição, Luis Felipe Drummond, foi direcionada aos defensores das varas criminais e Nuspen, e realizada na sede da DPGE.