Na quarta-feira, 5, quando a Constituição da República completou 23 anos, defensores públicos de vários estados, deputados federais e senadores prestigiaram a iniciativa da Deputada Antônia Lúcia (PSC/AC), para a criação e instalação da Frente Parlamentar de Apoio, Defesa e Fortalecimento da Defensoria Pública.
Em toda a história do Congresso Nacional, essa foi a segunda maior frente parlamentar em número de assinaturas. A deputada do Acre demonstrou desenvoltura e conhecimento da Instituição, destacando ser uma forte aliada da Defensoria Pública e dos Defensores Públicos. O Rio de Janeiro se fez representar pelo Defensor Público Geral Nilson Bruno; pela 2ª Subdefensora Geral Maria Luiza de Luna; pelo assessor de Relações Institucionais e Assuntos Parlamentares Fabio Brasil. Estiveram presentes também André Castro (Associação Nacional de Defensores Públicos) e Rogério Devisate (Associação de Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro).
Vários parlamentares elogiaram a atividade da Defensoria Pública, entre os quais os deputados Chico Alencar (PSOL/RJ) e Alessandro Molon (PT/RJ). O deputado Dr. Carlos Alberto (PMN/RJ), que também participou da cerimônia, enviou, na mesma data, ofício ao Defensor Público Geral do Rio reafirmando compromisso em defesa das causas que envolvam a Defensoria Pública. No documento, o deputado citou a Instituição como das mais atuantes do país, reforçando o dever de fortalecê-la.