O Conselho Superior se reuniu extraordinariamente na sexta-feira, 21, em desagravo à defensora Bernardett de Lourdes da Cruz Rodrigues. A sessão foi solicitada pelo conselheiro Luiz Inacio Marinho devido ao episódio ocorrido na terça-feira, 18, nas dependências do plenário do IV Tribunal do Júri, quando a juíza Elizabeth Machado Louro cometeu excessos contra a defensora.
A sessão foi aberta pelo colega Roberto Vitagliano, que presenciou o caso e enalteceu a conduta de Bernardett, “que se mostrou tranquila, firme e cordial com a magistrada”. A defensora também falou e “agradeceu a postura da Instituição, afirmando que se sentiu protegida, ficando mais forte para atender aos assistidos”.
Todos os Conselheiros fizeram uso da palavra e parabenizaram a defensora pela atitude, sendo que o relator Luiz Inacio Marinho solicitou que seja consignado elogio à colega em sua folha funcional e também que seja feito um ofício ao Tribunal de Justiça e outro ao Conselho Nacional de Justiça informando que a mesma foi elogiada pelo Conselho Superior da Defensoria Pública.