A Defensoria Pública inaugurou na quarta-feira, 29, serviço inédito no país. O número 129 passou a atender 24 horas por dia, todos os dias da semana. O atendimento também irá funcionar durante o plantão judiciário, das 18h às 9h, quando serão fornecidos esclarecimentos e informações sobre os casos de emergência e urgência. Nos sábados, domingos, feriados e dias de ponto facultativo, o funcionamento será 24 horas. Além do serviço telefônico, será mantido o atendimento presencial pelos defensores públicos no prédio do Tribunal de Justiça, durante o plantão judiciário.
Na cerimônia de inauguração, a coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão - CRC, Adriana Quinhões, ressaltou que o 129 Plantão vai otimizar o trabalho dos colegas plantonistas. O Defensor Público Geral, Nilson Bruno Filho, destacou que o atendimento pelo 129 Plantão visa a ampliar cada vez mais o acesso à Justiça através da Defensoria Pública. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, acrescentou que a Defensoria Pública garante exercício da cidadania à população.
Estiveram presentes à inauguração da CRC Plantão a 2ª Subdefensora Geral, Maria Luiza de Luna; o chefe de gabinete, Fábio Brasil; o Ouvidor Geral, José Hugo Pinto Ferreira; a diretora do Departamento Geral de Administração e Finanças (DGAF), Rafaela Ribeiro Ivo Tavares; a diretora do Departamento de Aposentados e Pensionistas, Mônica Brito; a assessora do DGAF, Flávia Arnizaut; a assessora da Corregedoria, Themis Morais; a Defensora Pública Geral do Ceará, Andréa Maria Alves Coelho; e o assessor institucional da Defensoria Pública do Ceará, Jorge Bheron Rocha.