O Dia do Defensor foi celebrado na última sexta-feira, 18, Hotel Sheraton, com discussões sobre os projetos da Defensoria Pública do Rio, palestras do ministro do STF Gilmar Mendes e do secretário da Reforma do Judiciário, Flávio Crocce Caetano, além de homenagens a pessoas que prestaram relevantes serviços à instituição.
 
O evento, que contou com a presença de cerca de 300 defensores públicos ativos e aposentados, teve início com a apresentação dos projetos estratégicos e o resultado da Campanha Institucional “Todo mundo tem direito a ter direitos, em defesa dos moradores em situação de rua”. Foi decidido que, até maio de 2013, o tema continuará a ser o foco da Campanha Permanente da instituição. A Defensoria recebeu R$ 300 mil, em convênio com o Ministério da Justiça, que serão aplicados na identificação dos moradores em situação de rua e em medidas que assegurem seus direitos e garantias.
 
Os defensores também conheceram o andamento dos projetos envolvidos na melhoria da gestão estratégica e as práticas exitosas de mediação e ações extrajudiciais, apresentados pelos coordenadores Francisco Horta (Núcleo de Terras e Habitação) e Larissa Davidovich (Núcleo de Defesa do Consumidor), e pelo subcoordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Henrique Guelber.
 
Na segunda metade do evento, o ministro do STF Gilmar Mendes apresentou o tema "Panorama do Controle de Constitucionalidade no Brasil - Novos Aspectos". Já o secretário da Reforma do Judiciário, Flavio Crocce Caetano, reforçou o empenho do Ministério da Justiça com o fortalecimento da Defensoria Pública.
 
O encontro foi encerrado com a entrega da Medalha de Mérito da Defensoria Pública ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, ao presidente do Tribunal de Contas do Município, Thiers Montebello, e ao diretor jurídico da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, José Roberto Borges, que representou o presidente da entidade, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. Também foram homenageados o ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto José Spier Vargas, o deputado federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha e senador José Barroso Pimentel.
 
 – O evento em comemoração ao Dia da Defensoria e do Defensor foi pensado, de modo a trazer pessoas importantes para conhecerem de perto a nossa instituição e ampliar as parcerias. Com toda certeza, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro deu mais um grande passo para o sucesso de suas ações e próximas investidas – afirmou o Defensor Público Geral, Nilson Bruno Filho.


VOLTAR