A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade de Coimbra assinaram termo de cooperação que incentivará o intercâmbio entre as duas Instituições. Por intermédio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), os defensores passarão a ter informações sobre cursos de doutorado, mestrado e pós-graduação na universidade portuguesa. Há, ainda, a possibilidade de serem formadas turmas específicas para assuntos de interesse da Defensoria Pública, como Direitos Humanos ou Direito do Consumidor. Os cursos são reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes). 

A parceria foi firmada durante o seminário de verão da Universidade de Coimbra, realizado de 3 a 5 de julho, e no qual o Defensor Público Geral, Nilson Bruno, a 2ª. Subdefensora, Maria Luiza de Luna, e a defensora Ana Paula Teixeira representaram a Instituição.

Durante o seminário, o Defensor Geral convidou o professor  doutor Joaquim José Gomes Canotilho para falar aos defensores do Rio. A ideia é organizar um evento para que o mestre conheça a Defensoria Pública.

Também participaram do evento o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; os ministros do Superior Tribunal de Justiça, João Otavio de Noronha, Sebastião Alves Reis e Laurita Hilário Vaz; o secretário da Reforma do Judiciário, Flavio Crooce; o reitor da Universidade Cidade de São Paulo, Rubens Lopes da Cruz; e o desembargador do TJ/RJ Elton Martinez Carvalho Leme.
 



VOLTAR