A coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica), Eufrásia Maria Souza das Virgens, será uma das nove mulheres contempladas com a II Homenagem Maria do Espírito Santo Silva – Pela Valorização das Defensoras de Direitos Humanos. Iniciativa da Justiça Global, a homenagem acontece nesta quarta-feira (9), na Glória.
Todas as homenageadas são defensoras de direitos humanos que atuam na luta pela terra, território, meio ambiente, contra a violência institucional, a tortura, o racismo e a discriminação de gênero, entre outras frentes. Maria do Espírito Santo Silva, que dá nome ao tributo, foi assassinada em 2011, junto com o companheiro, José Claudio Ribeiro da Silva, no Pará, após denunciar ações ilegais de carvoeiros e madeireiros.
- O apoio e o reconhecimento são importantes para não desanimarmos na luta pelos direitos, principalmente os da infância e da juventude – disse a defensora Eufrásia Maria.
Em 7 de outubro, o plenário da Assembleia Legislativa concedeu a mais alta comenda da casa, a Medalha Tiradentes, à Eufrásia. Ainda não há data confirmada para a cerimônia de entrega da medalha.
A II Homenagem Maria do Espírito Santo Silva – Pela Valorização das Defensoras de Direitos Humanos terá início às 18h30, no Varal Bistrô, na Rua Benjamin Constant, 48, Glória.
Texto: Valéria Rodrigues