A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro colocou à disposição das prefeituras de Duque de Caxias e de Angra dos Reis sua força-tarefa destinada ao atendimento de cidadãos atingidos por catástrofes naturais. A força-tarefa foi criada em janeiro de 2011 e atuou de maneira pioneira nas chuvas que atingiram Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.
Os defensores públicos trabalharão na unidade móvel, equipada com ar-condicionado, mobiliário completo, acesso para deficientes e capacidade para receber até 10 pessoas por vez, prestando assistência jurídica à população e garantindo, inclusive, gratuidade na emissão de documentos . Haverá também serviços de psicólogos e de coleta de DNA para a identificação de vítimas fatais.
A iniciativa é composta pelo coordenadores dos núcleos especializados da Defensoria; da Diretoria Geral de Administração; da Central de Relacionamento com o Cidadão; da Coordenação do Serviço Social e Psicologia; da Coordenadoria do Programa DNA; da Coordenadoria da Campanha Institucional; e do coordenador regional da área afetada.