A força-tarefa da Defensoria Pública realizou nova vistoria, na segunda-feira, 25, em oito locais do município de Petrópolis, onde estão os desabrigados das chuvas. A coordenadora regional Cristiana Mendes e a defensora do Núcleo Cível de Petrópolis, Marília Pimenta, contaram com o apoio do coordenador do Núcleo de Terras e Habitação, Francisco Horta, das subcoordenadoras da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Daniela Calandra e Márcia Fernandes, e de servidores da Campanha Institucional Permanente para checar o atendimento dado aos sobreviventes da tragédia. Na última semana, os defensores haviam concentrado esforços na liberação dos corpos e no primeiro atendimento às vítimas.
Desta vez, foram observadas a existência de cadastro das crianças e a presença dos responsáveis dos menores na instituição. Os defensores também avaliaram a assistência a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, principalmente em relação ao fornecimento de medicamentos, presença de médicos, psicólogos e assistentes sociais. Foram concedidos ainda ofícios de gratuidade para obtenção da segunda via de documentos.
Na parte da tarde, os defensores se reuniram com a diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de Petrópolis, Érika Rangel, para apresentar o diagnóstico da visita e propor melhorias no atendimento aos desabrigados, além da solução de casos pontuais. Uma das medidas sugeridas foi o fornecimento de transporte para as crianças abrigadas que precisam ir à escola e para as pessoas que necessitarem de consultas médicas. Durante a reunião, que contou com a presença do defensor público Cléber Francisco Alves, Titular da 4ª Vara Cível de Petrópolis, ficou acertado ainda o acompanhamento do cadastro para pagamento de aluguel social.
À noite, a 1ª Subdefensora Geral, Celina Bragança, e os defensores públicos de Petrópolis acompanharam missa em memória aos 33 mortos pelas chuvas, na Catedral de São Pedro de Alcântara. A celebração foi presidida pelo Bispo diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, e teve a presença da presidenta Dilma Rousseff; do governador Sérgio Cabral; do vice-governador Luiz Fernando Pezão; do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo; de secretários estaduais, deputados e demais autoridades.