Começou a funcionar nesta quarta-feira (9), na sede operacional Menezes Côrtes, a Triagem Qualificada das Defensorias Públicas de Família da Capital. Iniciativa pioneira, a triagem tem por objetivo atender os usuários que, sem agendamento prévio, procuram a Defensoria pessoalmente, para tirar dúvidas ou obter informações sobre andamento de processos. Segundo estatísticas da coordenação do Menezes Côrtes, cerca de 400 pessoas não agendadas procuram as Varas de Família da Capital todos os meses.
O projeto piloto foi desenvolvido em conjunto pela Secretaria-Geral, pela Coordenação da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) e pelos defensores públicos da Capital que atuam na área de Família, coordenados pela defensora Rita de Cássia Vieira Catharina.
- A ideia é resguardar o tempo dos defensores públicos para a execução de tarefas mais complexas, fundamentais para a boa prestação da assistência jurídica, sem que se deixe o usuário da Instituição desinformado sobre sua situação processual – explicou o secretário-geral, Denis Praça.
A defensora Rita de Cássia Vieira Catharina falou diretamente aos usuários que seriam os primeiros a fazer uso da triagem. “Esse é mais um canal de comunicação entre vocês e a Defensoria”, explicou.
A triagem estará em operação de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h. Três servidoras já capacitadas para o serviço orientarão os que procurarem atendimento não agendado, inclusive realizando consultas online ao Tribunal de Justiça e à CRC. As funcionárias também foram treinadas a identificar casos de urgência que precisem de encaminhamento imediato aos defensores públicos.
Serão elas ainda que cobrirão férias e demais afastamentos de servidores lotados nos gabinetes das Defensorias Públicas de Varas de Família da Capital. “A oportunidade permitirá que conheçam mais profundamente a rotina dos órgãos de atuação, qualificando o atendimento prestado pela triagem”, destacou Denis Praça.
Também estiveram presentes à abertura da Triagem Qualificada a coordenadora da CRC, Gabriela Varsano Cherem; a coordenadora do Menezes Côrtes, Vera Lucia Areas Bala; e os defensores de Família da Capital Acidália Isabel de Souza Tymchak; Gisela Terezinha Gomes da Silva Freitas; João Romero de Oliveira Guimarães; e Marcos de Oliveira Machado.
Texto: Valéria Rodrigues