Os defensores públicos da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica) representaram a Defensoria em audiências públicas realizadas nesta semana, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Também fizeram parte das atividades a apresentação do trabalho do núcleo nesta sexta-feira, 19, em evento sobre um ano da lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), promovido pela Defensoria Pública de São Paulo.
Os defensores Maria Carmen Miranda de Sá e Rodrigo Fuly ministraram a palestra “Individualização das medidas socioeducativas e as estratégias de defesa pública”, em que apresentaram o modelo de atuação da Cdedica em defesa dos direitos da criança e dos adolescentes, que é referência no país. Também participaram do evento na capital paulista a coordenadora do órgão, Márcia Fernandes, e a defensora do núcleo Lara Alondra.
Na Alerj, a coordenadora do núcleo e as defensoras Marisa Monteiro, Daniela Calandra e Eufrásia Souza, participaram, na segunda-feira, 15, da primeira audiência pública de 2013, em que foi apresentada a nova formação da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e Idoso, com o deputado Hélcio Ângelo (PSD) na presidência. Na quarta-feira, a defensora Eufrásia Souza representou a Cdedica em audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher sobre o tema “Mães de Jovens em conflito com a lei”.