Para garantir que os direitos dos moradores fossem respeitados, defensores públicos acompanharam, no domingo, 6, a chegada das forças de segurança a 13 comunidades do Lins de Vasconcelos.
Desde as 5h30, o Defensor Público Geral, Nilson Bruno Filho, e sete defensores públicos percorreram a comunidade e conversaram com a população sobre a atuação da polícia nas ações que antecipam a instalação das 35ª e 36ª Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
A equipe da Campanha Permanente também esteve a postos na unidade móvel, estacionada em frente ao Hospital Naval Marcílio Dias, para atender os moradores.
De acordo com o Defensor Público Geral, o clima foi de tranquilidade e de expectativa entre os moradores, mas não houve denúncias sobre o abuso da autoridade policial.
Estiveram presentes o coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), Felipe Almeida, os subcoordenadores do núcleo, Alexandre Inglez e Leonardo Meriguetti, a subcoordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), Isabela Monteiro Menezes, as defensoras titulares do núcleo Carla Beatriz Nunes Maia e Isabella Borba, além do do defensor do Núcleo da Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, Rodrigo Azambuja.