O Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), em parceria com a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj) e os Fóruns Permanentes de Direito Penal e de Execução Penal, promoveu na sexta-feira, 22, o I Seminário Internacional de Ciências Criminais da Defensoria Pública. O evento lotou o auditório da sede e contou com especialistas do Direito de Portugal, Argentina e Brasil.
A primeira palestra foi do professor da Universidade de Lisboa, Paulo de Souza Mendes, sobre o tema “O efeito à distância das proibições das penas”. Na sequência, foi realizado o painel “Execução Penal e Estado de Direito” com os professores Carlos Eduardo Japiassú, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Alexis Couto de Brito, da Universidade Mackenzie, de São Paulo, e a mesa “Novos Desafios do Direito Penal”, com os professores Renato de Mello Jorge Silveira, da Universidade de São Paulo (USP), e João Paulo Orsini Martinelli, da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda.
O evento foi encerrado com os professores Eugenio Raúl Zaffaroni, da Universidade de Buenos Aires, e Nilo Batista, da UERJ, que traçaram as perspectivas da política criminal.