O Defensor Geral, Nilson Bruno, foi homenageado na sexta-feira, 14, com a Medalha do Mérito Defensor Público, entregue pela Defensora Geral de Pernambuco, Marta Freire. Magdalena Arraes de Alencar, viúva do ex-governador Miguel Arraes e avó do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o presidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), Nilton Arnecke Maria, já foram agraciados com a comenda.
 
A homenagem aconteceu durante a segunda reunião ordinária de 2014 do Condege, em Recife, onde a 1ª Subdefensora, Maria Luiza de Luna, também esteve presente. A primeira reunião do Condege aconteceu no final de janeiro no Rio.
 
Durante o encontro foi apreciado o termo de cooperação do programa “Defensor Público sem Fronteiras. Para a Defensora Geral do Estado de Pernambuco, Marta Freire, o projeto permitirá a reafirmação da autonomia da Defensoria Pública com maior mobilidade e a parceria entre as Defensorias. O projeto, que já vem sendo implementado entre Pernambuco e Rio de Janeiro, apresenta os primeiros resultados.O Rio de Janeiro vem oferecendo capacitação aos Defensores Públicos de Pernambuco através de diversos mecanismos, possibilitando a troca de experiências e o conhecimento das rotinas de trabalho das Defensorias envolvidas. Ganha o assistido, que terá um profissional cada vez mais especializado e conhecedor das práticas de outros estados.
 
Para Nilson Bruno, “o projeto é mais uma demonstração da efetiva autonomia da Defensoria, haja vista que empodera as Defensorias para que possam entrar em ação em qualquer estado, independentemente de provocação e com um efetivo considerável, tendo em vista a reciprocidade nas ações”. O Condege sinalizou que já passou da hora de a Defensoria se unir em prol dos avanços institucionais e conta com todos os Defensores Públicos para tanto.
 
Na mesma reunião, o Defensor Público Geral do Rio de Janeiro, Nilson Bruno, a 1ª Subdefensora Geral, Maria Luiza de Luna, e a Defensora Pública Geral de São Paulo, Daniela Sollberg Cembranelli, foram indicados para representar o Condege junto à Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), em reunião realizada de 18 a 21 de março, na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos (veja aqui a indicação do Condege).


VOLTAR