A Defensoria Pública do Estado do Rio prestigiou, na sexta-feira, 4, a cerimônia de posse do governador Luiz Fernando Pezão. O Defensor Público Geral, Nilson Bruno, a 1ª Subdefensora Pública Geral, Maria Luiza de Luna, e o 2° Subdefensor Público Geral, Fábio Brasil, acompanharam às 9h, a assinatura do termo de posse na Assembleia Legislativa (Alerj). No final da manhã, a Administração Superior compareceu à cerimônia de transmissão de cargo do governador Sérgio Cabral para o vice, Luiz Fernando Pezão, no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara.
Pezão saudou em seu discurso na Alerj a parceria com a Defensoria Pública, na figura do Defensor Público Geral, que iniciou a sua atuação na instituição em Piraí, berço político do novo governador. “Quando eu iniciei como prefeito de Piraí, o Nilson Bruno começou como defensor público no município. E hoje ele é o Defensor Público Geral”, disse Pezão. No Palácio Guanabara, Cabral também cumprimentou todos os defensores públicos, na pessoa de Nilson Bruno. O ex-governador ressaltou ainda a parceria com instituições como a Defensoria Pública.
Durante os discursos, Pezão e Cabral destacaram as principais realizações no período de 7 anos e 3 meses em que governaram juntos o estado. Foi citada a política de segurança pública, a realização de concursos públicos em diversas áreas, como o da Defensoria, a adoção das cotas para negros e índios nos certames, medida que teve a Defensoria como pioneira no estado, entre outros feitos.
Acompanharam as duas solenidades representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, prefeitos, líderes religiosos e demais autoridades e representantes da sociedade civil.