Vai ao ar neste domingo, 1º, no ‘Fala, Defensor’, a segunda parte da entrevista com os defensores públicos de classe especial Célio Erthal Rocha e Humberto Peña de Moraes. Em pauta, os 60 anos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
Célio Erthal e Humberto Peña falam sobre o início da instituição. Segundo eles, a Defensoria do Rio é pioneira no Brasil e na América Latina, tendo surgido na década de 50 como assistência judiciária. Com uma média anual superior a um milhão de atendimentos, a DPGE é um modelo para todo o país. Os defensores aposentados lembram que a Defensoria é responsável por cerca de 80% das ações em curso no Poder Judiciário do Estado, atuando em todas as instâncias judiciais, junto aos órgãos do Poder Judiciário; em Núcleos regionais para primeiro atendimento e aconselhamento jurídico, e em Núcleos Especializados para o atendimento em temas específicos. Eles também contam casos curiosos ocorridos ao longo da carreira e também falam do avanço da instituição na gestão do Defensor Geral, Nilson Bruno.
O programa 'Fala, Defensor' vai ao ar na TV Justiça, no domingo, às 16h30; com reprise na quinta-feira, às 5h; e no sábado, às 6h. Informamos ainda que os vídeos dos programas anteriores podem ser visualizados no canal do Youtube www.youtube.com/defensoriapublicarj