A solenidade que celebrou os 158 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, na quarta-feira, 2, no Quartel Central, no Centro do Rio, teve a participação da Defensoria Pública, que também foi homenageada. Na ocasião, o comandante-geral da Corporação e secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, entregou a medalha "Ordem do Mérito de Bombeiro Militar Grau Grande Oficial" ao 2º Subdefensor Geral, Fabio Brasil, a chefe de gabinete, Daniele Nogueira, e a ouvidora geral, Darci Burlandi. A 1ª Subdefensora Geral, Maria Luiza de Luna, também foi agraciada com a medalha, mas não pôde comparecer ao evento por estar em gozo de férias. O Defensor Geral, Nilson Bruno, prestigiou a cerimônia.
Durante o evento, houve ainda a entrega dos espadins aos cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais, marcando a apresentação dos novos militares que irão se preparar durante três anos. Um dos momentos marcantes da festividade aconteceu ao ser contada a história da Instituição, que teve início em 2 de julho de 1856, quando o Decreto Imperial 1775, assinado pelo Imperador Dom Pedro II, criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro.
A condecoração concedida ao 2º Subdefensor, a chefe de gabinete e a ouvidora é mais um reconhecimento externo das realizações dos integrantes da nossa administração, em virtude do trabalho técnico e profissional desenvolvido pela equipe empenhada em prestar o melhor serviço.