Na segunda-feira, 21, os novos servidores começaram a trabalhar em seus órgãos. Durante a semana anterior, eles conheceram a Defensoria Pública através de palestras acerca da Instituição. Na sexta-feira, 18, o ciclo de conferências foi encerrado com a Arteterapia. De acordo com a diretora de Recursos Humanos, Aimeé Gomes, o principal objetivo foi alcançado. “Conseguimos que eles saíssem daqui motivados e comprometidos. Os servidores se sentiram abraçados, principalmente pela 1ª Subdefensora, Maria Luiza de Luna. Foi a ambientação que teve resultado mais positivo”, afirmou.

A diretora de RH conta ainda que toda a história da Instituição ao longo desses 60 anos foi repassada para os novos servidores. O empenho da Administração Superior por melhorias, inclusive a presença do Chefe Institucional na Alerj, defendendo o aumento dos servidores não foi esquecida. “Conseguimos estimular a admiração pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, além de mostrar a importância da chegada deles nesse momento de construção”, disse Aimeé.

Ao todo, 94 servidores foram distribuídos aos órgãos da Defensoria, já que alguns concursados pediram adiamento de posse. Os critérios para a distribuição são simples. Tiveram prioridade os defensores titulares, que não possuem funcionário, que preencheram o relatório estatístico do órgão e solicitaram designação de funcionário.

A necessidade de apresentação de estatística é essencial para dar subsídios concretos à decisão administrativa e, assim, manter a linha de adoção de critérios objetivos e transparentes na distribuição dos recursos humanos e materiais.

Além disso, tendo em vista que a atribuição em matéria orfanológica foi redistribuída para as Varas de Família nos Fóruns Regionais da Capital, destacou-se um funcionário para Regionais atendendo a esse acréscimo de trabalho, haja vista a grande demanda que as Varas de Família já possuem e a peculiaridade da matéria.

As Câmaras Cíveis e Criminais também foram contempladas com a designação de servidores, conforme compromisso da Administração Superior objetivando a recomposição do corpo de funcionários. Já os técnicos especializados foram destinados para as áreas afins.


VOLTAR