O Programa ‘Fala, Defensor’ desta semana apresenta a segunda parte da entrevista com o Defensor Público Geral da Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul (MS), Paulo Andre Defante; o defensor público e assessor para Assuntos Institucionais da Defensoria de MS, Nilton Marcelo de Camargo; e o Defensor Geral da Defensoria do Rio, Nilson Bruno. Em pauta, avanços e projetos da Instituição.
O Defensor Público Geral, Paulo Andre Defante, fala sobre o processo de evolução da Defensoria que teve início com sua gestão, em 2011. Segundo ele, a prioridade era encontrar um espaço físico para oferecer atendimento digno e respeitoso aos assistidos. Paulo Andre conta que tem promovido uma série de investimentos em melhorias e reestruturação, que refletem também nas condições de trabalho dos defensores públicos do estado do Mato Grosso do Sul.
Nilson Bruno ressalta que à frente da administração da Defensoria do Rio desde 2011 implantou o planejamento estratégico e investiu em tecnologia da informação, transmitindo reuniões online e oferecendo ambiente de trabalho moderno para os defensores públicos com prédios e material de qualidade. O Defensor Geral, Nilson Bruno, cita, inclusive, a sede operacional Menezes Côrtes que concentra cerca de 200 defensores públicos e Núcleos Especializados como exemplo de conquista.
Paulo Defante fala com orgulho sobre a terceira unidade de atendimento na capital, que possui 30 gabinetes. O prédio destinado ao atendimento das áreas de família, infância, e adolescência e defesa dos direitos da mulher conta com brinquedoteca, salas para conciliação, assistência social, atendimento psicológico e recepções distintas para o atendimento de cada um dos públicos em específico.
O programa ‘Fala, Defensor’ vai ao ar na TV Justiça, no domingo, 31, às 16h30; com reprise na quinta-feira, às 5h; e no sábado, às 6h. Informamos ainda que os vídeos dos programas anteriores podem ser visualizados no canal do Youtube www.youtube.com/defensoriapublicarj