A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro realiza nesta sexta-feira, 10, a partir das 10h, uma ação na Vila Olímpica do Alemão. A iniciativa pioneira faz parte do projeto recém-lançado “Caravana de Direitos” da Instituição. O objetivo é levar a atuação da Defensoria para perto dos moradores garantindo assim a educação em direitos, fortalecendo o exercício da cidadania.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública, defensor público Fábio Amado, quatro defensores públicos vão mapear as necessidades da população. “Neste primeiro momento vamos identificar as demandas. Esse contato com os moradores é muito importante, pois na localidade há problemas coletivos”, disse. O coordenador do Nudedh explica que a identificação de problemas vai além da violência. “Vamos ver porque a Light, por exemplo, não resolve o problema dos moradores, se a escola está funcionando normalmente, em que condições encontra-se a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de verificar a situação dos idosos, entre outras questões”, afirmou.

Amado esclarece ainda que a ideia de começar o projeto “Caravana de Direitos” pelo Alemão surgiu por causa do simbolismo e da importância estratégica da localidade no Rio de Janeiro: “É um território populoso e carente”, afirmou.

Na terça-feira, 7, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro fez uma incursão na comunidade para verificar in loco a realidade local. Os defensores públicos conversaram com moradores e lideranças, além de terem vistoriado o local onde o menino Eduardo de Jesus Ferreira, de apenas 10 anos, foi assassinado na semana passada. Na ocasião, foram constatados diversos casos de violação de direitos humanos e atos de violência.

Serviço:

Ação no complexo do Alemão “Caravana dos Direitos”

Data: 10/04, sexta-feira

Horário: 10h

Local: Vila Olímpica do Alemão (perto da Boca da Grota)



VOLTAR