A Defensoria Pública deu continuidade nesta quarta-feira, 08, às reuniões com integrantes da Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Desta vez, o encontro aconteceu no gabinete do deputado estadual Tio Carlos.
“O Poder Legislativo também exerce protagonismo na defesa dos interesses dos usuários dos serviços da Defensoria Pública. Portanto, é extremamente importante a construção de uma pauta comum que venha atendê-los”, considera o assessor parlamentar, Francisco Messias.
Ele disse também que sempre que for possível convidará não só os legisladores a estarem presentes na sede da Defensoria, como aconteceu no dia 11 de março, quando receberam a deputada estadual Tia Ju, mas também todos aqueles que queiram contribuir.
De acordo com a coordenadora da Cdedica, defensora pública Eufrásia Maria Sousa das Virgens, a aproximação com os deputados estaduais visa à maior integração com o Poder Legislativo e, especificamente, com os que compõem a Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso. “Nessas oportunidades, discutimos também a questão do sistema socioeducativo que merece sempre a nossa atenção”, destaca a coordenadora Eufrásia Sousa.
O deputado Tio Carlos ressaltou admiração pelo trabalho que a Defensoria Pública desenvolve com as crianças e os adolescentes e disse que a aproximação das Instituições é importante. Tio Carlos fez questão de frisar que o gabinete dele está à disposição da Defensoria Pública para a realização de trabalhos em conjunto.
A subcoordenadora da Cdedica, defensora pública Elisa Cruz, fez um resumo da atuação da coordenadoria junto ao sistema socioeducativo para o deputado Tio Carlos. Ela explicou os objetivos do trabalho da Defensoria e comentou sobre o atendimento aos jovens internos no Educandário Santo Expedito, em Bangu, Zona Oeste da cidade, no dia 30 de março. “Esse encontro com o deputado Tio Carlos visa estreitar os laços entre a Defensoria Pública e a Alerj”, finalizou.