Nesta quinta-feira, 9, a coordenadora do Plantão Noturno, Thaisa Guerreiro; o coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), Fábio Amado; e a coordenadora do Núcleo de Fazenda Pública, Samantha Monteiro, reuniram-se na Sede da Defensoria Pública com auditores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA) e do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo a coordenadora Thaísa Guerreiro, o objetivo do encontro foi promover o estreitamento da relação entre as Instituições, visando uma cooperação técnica. “Na oportunidade trocamos experiências e apresentamos o trabalho que a Defensoria Pública realiza, através do Plantão Noturno, do Núcleo de Fazenda e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos”, explica.
A chefe da Divisão de Auditoria do SUS no Rio de Janeiro, Kátia Maria Ratto, elogiou a iniciativa da Defensoria Pública ao propor a convergência nas ações na área da saúde. “Esse tipo de comportamento proativo é muito interessante. O SUS precisa ter atores ajudando, atuando em prol dele”, opina.
A coordenadora Samantha Monteiro falou sobre o trabalho da Câmara de Resolução de Litígios de Saúde (CRLS). Ela explicou que a CRLS é resultado de um convênio de cooperação celebrado entre a União, o Estado e o Município do Rio de Janeiro. “A Câmara consiste em importante instrumento de centralização das informações sobre a qualidade e o acesso aos serviços de saúde prestados no Município do Rio de Janeiro”, define.
Já o coordenador do Nudedh, Fábio Amado, disse que a Defensoria Pública pode atuar em todas as comarcas do Estado do Rio, sem limitações. “Queremos unir esforços e mediar conflitos em busca de soluções para uma causa sensível que é a saúde”, explica.
Participaram também da reunião o supervisor técnico da Divisão de Auditoria do SUS, Carlos Augusto de Jesus, e o chefe da Auditoria do Estado do Rio de Janeiro, Virgílio Gomes Parreira.