Representantes das Defensorias Públicas de todo o país estiveram presentes na posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizada na última terça-feira (16), em Brasília. Marcelo Leão, subdefensor público-geral de gestão da DPRJ, estava na cerimônia, representando a instituição fluminense. Além de Moraes, Ricardo Lewandowski também foi conduzido como vice-presidente do TSE.

- Importante a presença da Instituição em um momento tão significativo para a democracia brasileira. Estiveram presentes na posse representantes das Defensorias Públicas de quase todos os Estados brasileiros, o que reforça o compromisso institucional com o estado democrático de direito, destacou o subdefensor geral da DPRJ

Em seu discurso de posse, Moraes reforçou a necessária confiança no sistema eleitoral brasileiro:

- Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores do mundo. Mas somos a única que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional - disse 

Além dos ministros do TSE e do procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, também integraram a mesa de honra da sessão solene os presidentes da República, Jair Bolsonaro, do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti. 

A cerimônia também contou com a presença de convidados e autoridades dos demais poderes da República, incluindo os ex-presidentes José Sarney, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. 

Os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski foram eleitos para os cargos durante a sessão administrativa da Corte Eleitoral realizada no dia 14 de junho. Eles estarão à frente da Justiça Eleitoral durante o pleito de outubro de 2022.



VOLTAR