Em atuação conjunta, a Defensoria do Rio de Janeiro e o Hemorio realizaram nesta quinta-feira (23), uma ação coletiva em favor da doação de sangue. Com o objetivo de incentivar a participação dos(as) colaboradores(as) a coleta recebeu 53 doadores(as). Uma unidade móvel do Hemorio foi instalada no auditório da Fesudeperj, localizado na sede administrativa da DPRJ, no centro do Rio, das 10h às 15h.
A coleta contou com a participação de defensores(as), servidores(as), e esteve aberta também para o público interessado em participar. Para doar sangue era preciso estar dentro dos requisitos solicitados pelo Hemorio.
Deividson Rocha, servidor da Defensoria, é um doador antigo. Ele conta sobre o porquê doa sangue com frequência.
— É muito bom doar e preservar a vida. Eu sempre doo sangue e a importância dessa ação é a solidariedade. – declarou.
Ana Lúcia Dias, funcionária do Hemorio há 28 anos, reforça a importância da doação para o abastecimento dos bancos públicos de sangue e chama a atenção para a falta de doação.
- O Hemorio é o Hemocentro do Rio de Janeiro, ou seja, além de ter os seus próprios pacientes, os nossos estoques ainda abastecem outros hospitais. Quem doa sangue, ajuda a salvar vidas, conclui Ana Lúcia.
Todos os dias, o Hemorio realiza duas coletas externas em locais diferentes. Os interessados(as) em ser doador(a) podem acessar as redes sociais do órgão e verificar qual o ponto de coleta mais próximo.
Texto e Foto: Emilly Assunção