A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF) lançam, dia 5 de maio, a Campanha Nacional de 2022. A iniciativa terá como tema “Onde há Defensoria, há justiça e cidadania” e contará com o apoio da Defensoria Pública do Distrito Federal e do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).
Neste ano, a campanha destaca dois pontos de sensibilização. O primeiro é relacionado à atuação da Defensoria Pública na assistência à população e na garantia de direitos. Em 2021, a Defensoria do Rio recebeu quase 215 mil pedidos, de acordo com o Verde – sistema que armazena dados sobre os atendimentos da instituição. Um quadro que reflete a importância da atuação da DPRJ.
– A campanha deste ano quer mostrar a relevância da Defensoria Pública na promoção do acesso à justiça de qualidade, atuando com olhar diferenciado para as pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam de auxílio jurídico para garantia dos seus direitos e resolução de conflitos – explica a vice-presidenta administrativa da ANADEP, Juliana Lintz.
Já o segundo ponto de sensibilização chama atenção para a necessidade de fortalecer aspectos estruturantes da Defensoria.
– Também busca sensibilizar a população sobre a realidade da Instituição, a necessidade de ampliação dos concursos públicos, a melhoria orçamentária, a manutenção de prerrogativas, bem como a expansão territorial – afirma a defensora.
O evento de lançamento da campanha da Anadep será na Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília. O dia também será marcado por um grande mutirão de atendimento jurídico no pátio da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Além disso, no resto do mês, chamado “Maio Verde”, serão promovidas outras ações, como sessões solenes em homenagem ao Dia do(a) defensor(a) público(a), palestras e iluminação de monumentos na cor verde.