A Defensoria Pública do Rio de Janeiro vai inaugurar, na próxima sexta-feira, 11 de março, uma nova sede em São João da Barra, situada na Rua São Benedito, nº 191, Centro. O evento de inauguração acontecerá às 10h e será transmitido pelos canais de comunicação institucional.
Em razão da pandemia da Covid-19, a abertura será restrita a poucas pessoas, a fim de evitar aglomeração. Estará presente no evento o defensor público-geral do Estado, Rodrigo Pacheco entre outras autoridades.
A nova sede conta com uma área construída de 134 metros quadrados e uma estrutura física que possibilita uma ampliação no futuro, uma vez que o terreno tem um espaço de 435m².
Haverá duas salas de atendimento com quatro postos de trabalho em cada, para as equipes. A unidade também contará com sala restrita para residentes, além de gabinete exclusivo para os defensores, já que serão duas Defensorias no local.
A recepção é comum e conta com 15 lugares, além de espaço anexo, com copa, depósito e sala multiuso. Os ambientes serão equipados com refrigeração e terão sinalização interna.
— Antes ocupávamos um outro imóvel que não atendia mais à demanda de espaço e adequação essenciais à eficiente prestação de serviço, o que levou a busca por outro imóvel, que foi locado para a instalação da nova sede. As adaptações observaram à nova proposta de acessibilidade adotada para todas as sedes da Defensoria — disse a secretária de Engenharia e Infraestrutura da DPRJ, Luciene Torres.
A acessibilidade na nova unidade será garantida com banheiro PNE, ou seja, adaptado para pessoas com necessidades especiais e rampa de entrada.
Texto: Roberta de Souza.