"Foram três anos para conseguirmos essa inauguração e tenho certeza que a nossa gestão brigou muito por ela. Hoje eu posso dizer que isso daqui é um sonho. Eu acho que o local que a gente trabalha tem que ser um local em que a gente se sente feliz e hoje eu me sinto muito realizada todos os dias quando eu saio da minha casa e venho trabalhar aqui. Eu só tenho a agradecer, muito obrigada a todos que fizeram esta inauguração acontecer!  — disse emocionada a defensora Marcia Ribeiro, titular da nova sede da Defensoria em Guapimirim, inaugurada nesta terça-feira (7).

O novo espaço é um sopro de esperança e melhoria no atendimento para os moradores da região, que esperavam ansiosamente pela inauguração da nova sede, antes localizada em uma sala de 22,61m dentro do fórum do município. Agora, o novo local conta com 79,29 metros quadrados - três vezes maior do que o anterior, com uma sala de atendimento e uma para o(a) residente jurídico(a), além de dois gabinetes para defensoras(es) e um banheiro. 

A sala de espera conta com 15 lugares e ainda rampa de acesso para cadeirantes e pessoas com deficiência locomotora. Toda a estrutura também foi adaptada aos protocolos de saúde e prevenção contra a Covid-19, com ampla ventilação, barreiras de acrílico e suportes para álcool em gel. 

 — Desde quando eu era coordenadora do interior, eu já ouvia falar de Guapimirim. Nós iniciamos essa história em 2017, quando fizemos a primeira licitação na Defensoria. Nós tivemos muitos desafios durante esse caminho, especialmente com a empresa licitada que abandonou a obra. Nós abraçamos esses percalços e retomamos as obras e as estratégias para concluirmos essa inauguração. Nós crescemos muito enquanto equipe e conseguimos entregar essa nova sede com muito orgulho. Aqui com certeza será uma casa de muita felicidade!  — conta a secretária de Engenharia, Luciene Torres. 

Homenagem ao defensor Herval Bazilio

A nova sede recebeu o nome de Herval Bazilio, um dos seis primeiros defensores públicos do Rio de Janeiro, nomeado em 1954. Herval, que morreu em novembro do ano passado, contribuiu muito para a fundação da Instituição. Trabalhou na área criminal e era conhecido pela sua atuação no Tribunal do Júri.

 — Pessoas como ele não vão embora fácil, ensinamentos que eles nos passaram ficam para sempre. Quem o conheceu jamais esquecerá da forma como ele transformava os fatos em uma defesa exemplar. Na sua trajetória, ele sempre lutou pela Defensoria e dizia como essa instituição nasceu junto com ele e como pode acompanhá-la por tantos anos. Estou muito grato pela Defensoria reconhecer a sua relevância e ter colocado o seu nome nesta sede hoje. Muito obrigado!  — disse o desembargador do TJRJ, Marcus Basílio, representando a família do defensor público homenageado. 

 — A inauguração da nova sede em Guapimirim,  que recebe o nome de um grande e aguerrido defensor público, representa  um avanço astronômico na qualidade de trabalho e de atendimento tanto para a  equipe, quanto para os(as) assistidos(as), que serão recepcionados(as) com mais dignidade em um espaço maior e melhor estruturado, respeitando as normas de acessibilidade e as medidas de proteção à saúde pública  — completou a  coordenadora do Interior e da Baixada Fluminense, Raquel Ramos.

Participaram também da cerimônia de inauguração o  subdefensor público-geral, Marcelo Leão, o coordenador da região 2, Marcello Brito; o defensor público, Thiago Basílio; e a defensora pública, Isabel Saboya.

Texto: Jéssica Leal



VOLTAR