“Hoje é um dia muito marcante, pois, com essa posse, totalizamos 202 servidores e servidoras empossados(as). Em um cenário de Regime de Recuperação Fiscal que o Estado enfrenta, isso é um número muito expressivo e representa uma grande vitória. Nossos assistidos são a razão da existência da nossa instituição e isso representa, também, um melhor atendimento para eles. Os(as) senhores(as) passaram em um concurso dificílimo, com mais de 54 mil inscritos, e hoje chegam nesse momento ápice, que é a posse”. A fala do secretário de Gestão de Pessoas, Leandro Moretti, marcou a cerimônia de posse, nesta quinta-feira (09), de quatro novos(as) servidores(as) aprovados no III Concurso Público para o quadro de apoio da instituição.
A solenidade foi realizada na sede da DPRJ, no Centro, seguindo todos os protocolos de segurança e com público reduzido. O defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, destacou a importância do dia de hoje para a Defensoria do Rio, que aguarda a sanção do Projeto de Lei (PL) que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) aprovado pela Alerj.
– Apesar de todas as dificuldades, com crises política, financeira e sanitária, desenvolvemos o projeto para que ele estivesse pronto para aproveitarmos qualquer janela de oportunidade que surgisse. A oportunidade surgiu e após trabalharmos durante todo o primeiro semestre, conseguimos construir um consenso da importância de valorização dos servidores da Defensoria, o que possibilitou uma aprovação recorde da sugestão do Projeto de Lei – destacou o defensor público-geral.
As(os) aprovadas(os) no 12º ato de convocação são o Técnico Superior Jurídico, Luan Rodrigues de Oliveira, e as Técnico Médio Rafaella Godoy Vidal da Silva Paiva, Loren Carolina da Costa Vieira e Josiane Moreira da Fonseca, que também receberam um presente da Fesudeperj.
– É necessário um constante aprimoramento, ainda mais nessa nova etapa que se inicia na vida de vocês. Por tanto, a Fesudeperj estará oferecendo dois cursos gratuitos nesse momento de ingresso para vocês poderem se aprimorar ainda mais – contou o presidente da Fesudeperj, Arnaldo Goldemberg.
Também estavam presentes no evento o 1º subdefensor público-geral, Marcelo Leão, a corregedora-geral, Katia Varela, e o presidente da associação dos(as) servidores(as), Gustavo Belmonte. A Defensoria prevê a posse de mais 20 servidores até o final do ano. Agora, as(os) servidoras(es) passarão por uma etapa de ambientação para conhecer os setores e sistemas da instituição. A atividade é organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento (NUDEVRH), pela Coordenação de Recursos Humanos (CORH) e pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), que divulgarão as datas oportunamente.
Texto e fotos por Jaqueline Banai