A Defensoria Pública do Rio, por meio da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica),  assinou a Carta-Compromisso Adolescente Seguro RJ, junto com outras 18 instituições. O documento é um compromisso conjunto para a realização de ações imediatas com objetivo de prevenir a violência letal contra adolescentes. As 45 ações expostas na carta devem ser cumpridas num prazo máximo de um ano. 

Segundo o documento, cabe à Defensoria Pública do Rio expandir o projeto de diálogo permanente com o Conselho Tutelar, com o  objetivo de estreitar o diálogo entre os dois ́órgãos, melhorar o fluxo de atendimento, com o intuito de qualificá-los e construir uma rede de proteção mais efetiva. O compromisso para os próximos 12 meses será sua expansão para cidades além da capital.

Caberá à Defensoria também manter o compromisso de prestação de atendimento jurídico às famílias de todas as crianças vitimadas pela violência letal. A Defensoria deve aprimorar os fluxos, tornando-os ainda mais ágeis e bem definidos.

- As mortes de adolescentes são evitáveis. É possível prevenir. A Defensoria Pública aposta na qualificação da rede de proteção, impedindo que essa maior violência contra crianças aconteça - disse Rodrigo Azambuja, coordenador da Cdedica.



VOLTAR