A Defensoria Pública vai realizar na próxima quinta-feira, 17, às 14h, o seminário "Temas de Direitos Humanos da Baixada Fluminense”. O evento, que será transmitido pelo canal da DPRJ no Youtube, tem como objetivo pensar os territórios periféricos a partir da ótica de quem vivencia as questões específicas desses locais. A programação vai começar no período da tarde com a palestra “Pobreza e acesso à justiça nos territórios da Baixada Fluminense” e será comandada pela defensora Alessandra Bentes.
— Estudar direitos humanos a partir da experiência concreta das pessoas que habitam os territórios periféricos é fundamental. Assim, a Defensoria Pública está ensinando e aprendendo direitos humanos e ressignificando as epistemologias — afirmou a defensora pública do Júri de Duque de Caxias, Renata Tavares, que também organiza o evento.
A segunda mesa vai discutir o tema “Refugiados na Baixada Fluminense” e será ministrado por estudantes de Direito e funcionários da DPRJ que realizaram pesquisas que foram feitas a partir do território da Baixada. A terceira mesa vai abordar o tema “Histórias de violência obstétrica na Baixada Fluminense”, que também será apresentado por estudantes de Direito e funcionários da instituição.
"Direitos Humanos e Saúde Mental" será o tema da quarta mesa, apresentada pelo Grupo de Estudos Avançados, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (GEA IBCCRIM). Por fim, serão mostrados artigos científicos dos alunos do Laboratório de Ciências Criminais da Baixada Fluminense (2019/2020).