Um mês após o lançamento do aplicativo Defensoria RJ, o balanço das atividades mostra que já foram feitos 33.577 downloads da nova plataforma de atendimento da Defensoria Pública do Rio (DPRJ). O novo método de acesso aos serviços da instituição entrou em funcionamento no dia 15 de outubro e já se tornou um dos principais elos entre a instituição e os assistidos durante a pandemia.
 
Até o momento, são 19.695 usuários cadastrados na plataforma, com 14.130 solicitações de verificação e validação de identidade. Além disso, durante esse período, foram realizados 7.530 agendamentos pelo aplicativo, enquanto pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) foram 16.720. Ou seja, do total de 24.250 agendamentos realizados em um mês pelos canais da Defensoria, 31% foram feitos via app.  
 
Na segunda semana de funcionamento, o Defensoria RJ já se mostrava efetivo, tendo diminuído o número de demandas recebidas por WhatsApp e telefone de algumas comarcas pela metade. Hoje, do total de usuários cadastrados, 6.928 já foram aprovadas, 3.314 devolvidas, 298 ainda não verificadas e apenas 7 negadas. Os principais motivos para devolução são impossibilidade de verificar correspondência de documentos, foto com qualidade baixa e tipo de documento não aceito.
 
A inteligência artificial (IA) também tem dado respostas positivas na dedução dos casos. Os assuntos mais retornados até o momento são pensão alimentícia para filhos, alvará judicial e ação de indenização. Ao mesmo tempo, os assuntos em que a IA mais acertou de primeira são pensão alimentícia novamente, casamento/divórcio/união estável e falecimento de familiar. 
 
O Defensoria RJ é mais uma porta para que o assistido tenha acesso gratuito à justiça. Ele possibilita agendamento de atendimentos tanto remotos quanto presenciais; encaminhamento de documentações; consulta, remarcação e cancelamento de agendamentos; interação entre os usuários e a Defensoria; e informação sobre processos. 
 
É a Defensoria do Rio na palma da sua mão.



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