Já está no ar mais um episódio do Acesso à Justiça, o podcast da Defensoria Pública do Rio. Nesta edição, falamos sobre um desastre ambiental e humano causado por uma siderúrgica em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Ao longo de 13 anos, a Ternium Brasil, antiga ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), é acusada de diversas irregularidades que prejudicam não só o meio ambiente como também os moradores do local.
Apesar de ter recebido licença para sua atuação, meses após o início das atividades, a companhia apresentou falhas de projeto e de execução que deram origem à chamada “chuva de prata”, espécie de pó derivado de ferro emitido no ar, que ganhou esse nome pela cor prateada. Os transtornos causados, porém, não têm brilho algum. Os moradores passaram a sofrer com problemas respiratórios, dermatológicos e oftalmológicos, causados pela poluição do ar e outros danos ambientais. Além disso, houve perdas patrimoniais em decorrência de enchentes causadas pelo transbordamento do canal de São Fernando, rachaduras nos imóveis, por conta da trepidação dos trens que transportam carvão para a usina, e diminuição da renda dos pescadores locais.
Tantos danos levaram a Fiocruz a produzir um relatório apontando os problemas socioambientais e de saúde decorrentes da instalação e operação da empresa TKCSA. As reclamações se transformaram em 238 ações ajuizadas pela Defensoria Pública cobrando indenização por danos morais e materiais causados à população que segue na luta por justiça contra a multinacional.
O episódio contém relato de morador, matérias sobre o caso na época, além da participação dos convidados: a coordenadora cível, defensora Cintia Guedes, e o titular da 1ª Vara Cível de Santa Cruz, o defensor Christiano Paiva Neves. Ouça aqui!