O município de Petrópolis recebeu nove novas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para tratamentos gerais a partir desta quinta-feira (5). A conquista vem depois de muitos esforços da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) que há meses cobra a prefeitura da cidade. Os leitos serão cedidos pela Sociedade Médico Hospitalar (SMH), unidade particular localizada no centro da cidade, e já estão em funcionamento.
As novas UTIs chegam ao município para evitar a sobrecarga das unidades de saúde locais que, segundo o defensor público Marcílio Brito, recebem diversas demandas dos municípios vizinhos como Caxias e Magé.
Apesar de anunciada no mês de agosto, a licitação só foi realizada na semana anterior a sua homologação que ocorreu nesta quarta (4), quando foi firmado o contrato entre a Secretaria de Saúde do município e o SMH. Até esta quinta-feira, o Núcleo Cível de Petrópolis havia deflagrado 336 ações fazendárias, sendo 95% na área de Saúde. Dessas, pelo menos 86 foram Legitimações Extraordinárias, isto é, quando o núcleo visualiza a fila de UTI e abre a ação judicial de ofício.
- Fizemos as recomendações para esse aumento e, nos últimos dois meses, o Município abriu 19 novos leitos de UTI, 10 no Hospital Alcides Carneiro (HAC) e agora nove dessa licitação. Abrir esses novos leitos resolverá momentaneamente a fila para internações em Petrópolis - pontuou Marcílio, defensor em atuação no Núcleo Cível de Petrópolis.
A Defensoria monitora os leitos da cidade há mais de uma década, conseguindo, desde então, um aumento significativo no número de UTIs, saindo de aproximadamente 30 leitos para 82.