Seguindo todas as recomendações sanitárias e medidas de segurança contra o novo coronavírus, a Defensoria Pública do Rio inaugurou, nesta segunda-feira (26), a expansão da Central de Relacionamento ao Cidadão (CRC) com 26 novos postos de atendimento.
A iniciativa tem o objetivo de permitir que durante a pandemia o acesso ao telefone 129 retorne a sua capacidade integral de atendimento nos dias úteis. A entrega desse novo espaço permitirá à CRC aumentar para 50% a sua capacidade de atendimento em relação à capacidade atual, diminuindo o tempo de espera em 15 minutos.
Para o coordenador da CRC, Felipe Martins, a expectativa é que, com a expansão, a Defensoria consiga reduzir o tempo de espera para o atendimento através do 129, visando retomar a acessibilidade da CRC do período anterior à pandemia.
— A expansão possibilitou que mantivessem o distanciamento social recomendado pelos órgãos de saúde garantindo a segurança do estagiários da CRC enquanto continuamos com o atendimento. Nós também pretendemos manter esse espaço após a pandemia para darmos início ao projeto de expansão da CRC para todos os núcleos da Instituição — destacou o coordenador.
No espaço continuarão sendo cumpridos todos os protocolos de segurança como o uso obrigatório de máscaras, escudo facial, álcool gel e distanciamento de 1,5m entre os atendentes.
— A CRC é uma ferramenta importante para o atendimento remoto que a nossa instituição está oferecendo durante esse período atípico. Estou muito feliz de estar inaugurando esse espaço que vai beneficiar aqueles que procuram a Defensoria em busca de orientação jurídica — disse a 2ª subdefensora pública-geral, Paloma Lamego.
Estiveram presentes na inauguração, além de Paloma Lamego; o diretor de engenharia, Maurício Noya e o coordenador da CRC, Felipe Martins.