Com o objetivo de discutir medidas de cooperação e transparência entre as Instituições, o defensor-geral Rodrigo Pacheco recebeu o novo Secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Carvalho. O encontro foi na manhã desta sexta-feira (2), na sede da Defensoria Pública do Rio.
O secretário manifestou o desejo de que cada vez haja mais transparência para as ações da SES, e, ao mesmo tempo, maior cooperação com os órgãos de controle. Dessa forma, a população do estado poderá ter acesso à assistência que a Saúde deve oferecer.
- Ao assumir a missão como secretário estadual de Saúde, num momento conturbado, determinei que o primeiro passo à frente da pasta seja justamente o de estreitar os laços os Ministérios Públicos Estadual e Federal, e com a Defensoria Pública, porque são os órgãos de controle, responsáveis pela defesa do cidadão. Isso é importante para que tenhamos melhorias na Saúde - disse Carvalho.
Para a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria, Thaisa Guerreiro, a parceria entre as instituições é indispensável na garantia do acesso à saúde.
- A reunião foi de suma importância, não só para a aproximação institucional, necessária para a formação de parcerias destinadas à resolução extrajudicial dos litígios e consequente garantia do acesso rápido e eficiente da população aos bens materiais que garantem o direito fundamental à saúde e à vida, como para pautar problemas cruciais na rede estadual de saúde que afetam os interesses da população mais vulnerável desse Estado - afirmou Thaisa.
Também estiveram presentes na reunião a 2ª subdefensora pública-geral Paloma Lamego e a subcoordenadora de Saúde e Tutela Coletiva, Alessandra Guerreiro.
Encontro de aproximação também com procurador-geral do Estado
Em outro movimento de estreitamento entre instituições, o defensor público-geral Rodrigo Pacheco esteve na quinta-feira (1) com o procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux, em seu gabinete, na sede da Defensoria. A reunião reforçou uma parceria histórica e ressaltou a relevância do trabalho em conjunto das instituições para garantir os direitos do cidadão fluminense.
No encontro, Pacheco e Dubeux debateram, entre outros pontos, sobre a ampliação das câmaras de resolução de litígios de saúde em todo o Estado e o fortalecimento das trocas institucionais.