A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) iniciará no próximo dia 2 uma série de eventos virtuais sobre a política de drogas no Brasil. Este será o primeiro dos quatro webinares sobre o tema que ocorrerão nas sextas-feiras do mês de outubro. Nomeado de “O real da política de drogas”, a mesa desta semana trará o tema “Estatísticas acumuladas: realidade em dados".
Nesta sexta, o evento terá a mediação do defensor público-geral, Rodrigo Pacheco e contará com a participação de Carolina Haber, diretora de Pesquisa da Defensoria; Caroline Tassara, defensora pública coordenadora do Núcleo de Audiências de Custódia da DPRJ; além da participação da pesquisadora na área de política de drogas do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) e doutoranda em Ciências Sociais, Rachel Machado.
- A política de guerra às drogas prometeu um mundo livre das drogas, mas gerou morte, violência e gastos exacerbados e nem de longe conseguiu lidar com o problema, pois é fundamentada em argumentos retóricos, que nos impede de ver seu fracasso. O evento pretende mostrar os dados e as evidências nas mais diversas áreas que deveriam servir para a adoção de uma política mais humana e eficiente nesse tema - afirmou Carolina Haber.
Segundo o defensor público e subcoordenador de Defesa Criminal da DPRJ Ricardo André, a ideia do evento é apresentar uma leitura ampla da política de drogas (proibicionista e de guerra às drogas) praticada no Brasil. Para ele, a análise dessa situação passa, entre outros pontos, pela compreensão de que há inúmeros dados acumulados sobre o tema, sendo necessário abordar também a forma como essa política afeta as subjetividades envolvidas na guerra às drogas, além de um enfoque farmacológico e de regulação das drogas, lícitas ou ilícitas, no Brasil.
- O webinar trará também uma mesa para tratar do ativismo antiproibicionista, no quanto certos setores foram e continuam sendo importantes para ampliar o debate e as discussões a partir de uma perspectiva alternativa e contra hegemônica. A questão racial também estará presente na medida em que a política de drogas determina em larga medida a política criminal brasileira, na qual há uma sobre representação de pessoas negras privadas de liberdade - pontuou o defensor.
O webinar acontecerá nos dias 2, 9, 16 e 23 de outubro, sempre das 15h30 às 18h e terá transmissão ao vivo pelo canal da DPRJ no YouTube.