A Coordenação de Suprimentos, Licitações e Contratos vem desenvolvendo trabalho de relevância na atual gestão da Diretoria Geral de Administração sob o comando da defensora pública Rafaela Ivo. Visando o foco de dirimir o retrabalho e dá maior eficiência às contratações foi consolidado quatro setores: Coordenações de Gestão, de Contrato, de Contrato Terceirizados e de Compras, Assessoria de Licitações e Logisticas.
A diretora Geral de Administração, defensora pública Rafaela Ivo, credita o sucesso do trabalho da Coordenação de Suprimentos, Licitações e Contratos ao ingresso de mão de obra experiente e dos servidores concursados. “A profissionalização direcionou a gestão para alcançar resultados planejados”, explica a diretora. Ela destaca também a reestruturação física do departamento como ponto positivo por ter proporcionando melhor integração da equipe.
“Houve uma reengenharia administrativa, a Defensoria passou a capacitar a equipe com cursos para servidores e pós-graduação para gestores de processos através da parceria com a Procuradoria e a SEPLAG. Todos esses procedimentos prepararam e enriquecem a equipe do departamento”, frisa a coordenadora Elizabeth Gatto.
Composta por oito servidores e dois coordenadores a equipe avança nos procedimentos diários. Entre eles o pregão que se constitui como quase que a totalidade das contratações da Defensoria Pública. “A modalidade pregão oferece maior celeridade no seu procedimento porque se realiza em uma única fase, é mais simplificado, oferece o critério de escolha que é o menor preço, mas impõe à administração pública objetividade na definição da compra”, explica o coordenador Erick Huguenin.
O pregão apresenta duas formas de realização: a presencial e a eletrônica. Ultimamente, com a internet o pregão eletrônico vem sendo utilizado em larga escala porque propicia maior economia. Outro ponto relevante é a questão da transparência. Todo o processo é aberto e pode ser acompanhado livremente. A Coordenadoria de Suprimentos, Licitações e Contratos adota a participação em pregões eletrônicos como um de seus procedimentos profissionais transparentes de sucesso.
Outro ponto importante é a questão da ata de registro de preços. Segundo Erick Huguenin, houve um esforço da Administração Superior e da Diretoria Geral de Administração para adotar esse sistema, que trouxe à instituição preços mais vantajosos. “Inclusive alguns órgãos públicos manifestaram interesse de adquirir a ata de registro de preços da Defensoria”, revela o coordenador.
A atual gestão da Administração Superior trabalha para realizar o mais célere e mais transparente processo de compra já encontrada na gestão da Defensoria Pública.