A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) chegou a um total de 144.231 atendimentos realizados a distância. Os dados são do levantamento sobre atuação dos seus Polos de Atendimento Remoto (PARs) e de Plantões Diurnos (PPDRs), instrumentos criados para manter o atendimento durante a pandemia e que estão em funcionamento desde o dia 23 de março.
O balanço entre os dias 8 e 14 de junho aponta que, mesmo com o feriadão, a DPRJ realizou 13.420 atendimentos. A maior procura foi na área da família, com 4.545 atendimentos, seguida por cível (2.137), criminal (1.482), saúde pública (1.419), execução penal (1.352), fazenda pública (706), infância (328) e violência doméstica (280). Houve também 695 atendimentos em “outros assuntos não jurídicos”.
Os dados, coletados por meio de formulário de atendimento dos 110 PARs e cinco PPDRs, também mostram que 281 medidas de urgência foram requeridas, sendo 76 delas deferidas. Dentro deste total, seis atendimentos foram feitos em nome de pacientes contaminados pela Covid-19, resultando em quatro medidas de urgência requeridas.
Regiões com maior procura
Com 1.646 demandas atendidas, os polos da Região 1 foram os que tiveram maior procura. Fazem parte do PAR as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti.
O Polo da 2ª Região, por sua vez, fez 1.304 atendimentos e foi o segundo mais procurado, agregando as cidades de Guapimirim, Itaboraí, Magé, Vila Inhomirim, Niterói, São Gonçalo e Alcântara.
O polo da Região 12 foi o terceiro com maior procura, contabilizando 1.167 atendimentos para as cidades de Campos dos Goytacazes, Italva/Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Também está incluso nesse PAR o Núcleo de Custódia de Campos.
Os polos de atendimento remoto e os plantões diurnos atendem via Whatsapp, celular e e-mail, sem a necessidade de deslocamento. Os contatos estão disponíveis em: https://coronavirus.rj.def.br/