A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) alcançou a marca de 130.458 atendimentos realizados pelos seus Polos de Atendimento Remoto (PARs) e de Plantões Diurnos (PPDRs). Os instrumentos, criados para atender a distância durante a pandemia, estão em funcionamento desde o dia 23 de março e chegaram a essa marca com os dados coletados até o dia 7 de junho.
O balanço semanal entre os dias 1 e 7 de junho aponta que os 110 PARs e cinco PPDRs realizaram 20.558 atendimentos, número 18% acima do registrado no mesmo período da semana anterior. A maior procura foi na área da família, com 6.127 atendimentos, seguida por execução penal (3.779), cível (2.647), saúde pública (2.172), criminal (1.982), fazenda pública (993), infância (418) e violência doméstica (417). Houveram também 982 atendimentos em “outros assuntos não jurídicos”.
Os dados, colhidos através do formulário de atendimento dos PARs e dos PPDRs, também mostram que foram requeridas 470 medidas de urgência, sendo 101 delas deferidas. Dentro deste total, 11 atendimentos foram feitos em nome de pacientes contaminados pela Covid-19, resultando em oito medidas de urgência requeridas.
Regiões com maior procura
Os núcleos especializados da Defensoria Pública do Rio de Janeiro foram os que registraram maior procura na semana passada, com 4.160 usuários atendidos. Entre os polos, o que registrou maior número de atendimentos neste período foi o da Região 1, com 2.454 demandas divididas entre as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti.
O polo da Região 12 foi o segundo com maior procura. Foram contabilizados 1.501 atendimentos para as cidades de Campos dos Goytacazes, Italva/Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Também está incluso nesse PAR o Núcleo de Custódia de Campos.
O Polo da 2ª Região, por sua vez, fez 1.487 atendimentos e ficou com o terceiro maior índice da semana, agregando as cidades de Guapimirim, Itaboraí, Magé, Vila Inhomirim, Niterói, São Gonçalo e Alcântara.
Os polos de atendimento remoto e os plantões diurnos atendem via Whatsapp, celular e e-mail, sem a necessidade de deslocamento. Os contatos estão disponíveis em: https://coronavirus.rj.def.br/