Do dia 23 de março até 31 de maio, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realizou 109.391 atendimentos a distância. É o que mostra levantamento sobre a atuação dos Polos de Atendimento Remoto (PARs) criados pela instituição para atender a população durante o isolamento social imposto pelo plano de contingência à Covid-19.
O balanço da semana entre os dias 25 e 31 de maio aponta para 17.393 atendimentos. Os dados foram colhidos através do formulário de atendimento dos 110 PARs e dos cinco Polos de Plantão Diurno (PPDRs), que funcionam nos fins de semana, feriados e pontos facultativos.
Na semana passada, a maior procura foi pela áreas da família, com 5.025 atendimentos; seguida de execução penal (3.058), cível (2.363), saúde pública (2.122), criminal (2.070), fazenda pública (883), violência doméstica (423) e infância (286), além de 727 atendimentos classificados como “outros assuntos não jurídicos”. Estas ações resultaram em 814 medidas de urgência requeridas, sendo 151 delas deferidas pela justiça. Dos casos atendidos, 15 foram para pacientes contaminados com a covid-19.
Regiões com maior procura
O PAR com maior número de atendimentos foi da Região 1, com 2.339 casos divididos entre as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti.
Em segundo lugar vem o polo remoto da Região 2, com 1.602 atendimentos nas cidades de Guapimirim, Itaboraí, Magé, Vila Inhomirim, Niterói, São Gonçalo e Alcântara. O PAR da 11º Região foi o terceiro com o maior número de atendimento, agregando as cidades de Carmo, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Teresópolis.
Os polos de atendimento remoto e os plantões diurnos atendem via Whatsapp, celular e e-mail, sem a necessidade de deslocamento. Os contatos estão disponíveis em: https://coronavirus.rj.def.br/