A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) promoveu 4.227 atendimentos a distância entre os últimos dias 20 e 26 de abril. É o que mostra balanço dos Polos de Atendimento Remoto (PARs) que a instituição criou para atender a população sem a necessidade de deslocamento, no período da pandemia do novo coronavírus.
Com os números registrados na semana passada, a DPRJ registra 30.760 atendimentos remotos desde que os PARs começaram a funcionar, no dia 23 de março. Os polos foram criados para prestar assistência e orientação jurídica à população durante o período de isolamento por causa da COVID-19. Os atendimentos são feitos por meio do celular, WhatsApp e e-mail, sem o usuário precisar sair de casa.
Além dos PARs, a Defensoria Pública disponibiliza sua Ouvidoria e Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), por meio do número de utilidade pública 129. A ligação é gratuita.
Balanço
O último balanço leva em consideração os atendimentos realizados pelos 110 Polos de Atendimento Remoto nos dias úteis – ou seja, que funcionaram na segunda e sexta-feira da semana passada (20 e 24), além dos Polos de Atendimento Remoto do Plantão Judiciário Diurno, que atenderam no sábado e domingo (25 e 26).
Os dados relativos aos atendimentos realizados pelos polos de plantão diurno entre terça e quinta-feira (dias 21 a 23, feriados intercalados por um ponto facultativo) não constam nesse balanço. No período computado, foram requeridas 209 medidas de urgência, para assegurar direitos em diversas áreas. Desse total, 33 foram deferidas pela Justiça do Rio.
Ainda segundo o balanço, as áreas mais procuradas foram família (913 atendimentos), saúde pública (899), criminal (666), civil (494), fazenda pública (363), infância (292), execução penal (174), violência doméstica (165). A Defensoria Pública também registrou 208 atendimentos classificados como “outros não jurídicos”.
A procura foi maior nos Polos de Atendimento Remoto da 11ª e 2ª Região, que receberam 454 e 364 demandas, respectivamente. Na sequência, destacam-se o PAR da 12ª Região (342), o PAR da 1ª Região (325) e as Regionais da Capital (323).
Os Polos Remotos da Defensoria Pública atendem em todo o estado, nos dias úteis. Nos feriados e fins de semana, o atendimento também é feito à distância por meio dos polos do plantão diurno, que funcionam das 11h às 18h. Depois deste horário, a DPRJ está à disposição no plantão judiciário noturno, que também tem sido prestado de forma remota. Todos os contatos se encontram no site https://coronavirus.rj.def.br