A Defensoria Pública inaugurou, na sexta-feira, 8, o Núcleo de Cadeias Públicas e Apoio aos Presos Provisórios (Nucapp), subnúcleo do Nuspen. A iniciativa é pioneira e atenderá os cerca de 15 mil presos cautelares do Estado, o equivalente a 40% da população carcerária fluminense. O projeto é fruto de convênio entre a Defensoria e a Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, que prevê inclusive que, para tentar evitar reincidência, os assistidos recebam orientação para conseguir emprego, fortalecer vínculos familiares ou se submeter a tratamento contra vícios. Para isso, a equipe do Nucapp contará com um assistente social e um psicólogo.
“Nunca, em 15 anos de Defensoria, houve nada no gênero; nem vi nada assim em minhas andanças pelo país” resumiu o coordenador do Nucapp e também subcoordenador do Nuspen, Leonardo Meriguetti. Já o coordenador do Nuspen, Felipe Almeida, destacou que a “Defensoria Pública do Rio dá exemplo para garantir assistência jurídica mais completa e mais coadunada com as necessidades dos assistidos”.
Participaram da solenidade de inauguração do subnúcleo também o subsecretário de Defesa de Promoção dos Direitos Humanos, Rafael Viola; o subsecretário adjunto de Tratamento Penitenciário, Marcio da Silva Rosa; a coordenadora do Nudem, Clara Prazeres; o defensor assessor da Ouvidoria, Odin Bonifácio; a coordenadora dos Núcleos de Primeiro Atendimento e do Estágio Forense, Fátima Saraiva; o subcoordenador do Nuspen, Alexandre Inglez; o defensor público-chefe federal no Rio, Romeu Fontes, o delegado Celso Pereira da Silva; entre outros. O Nucapp está instalado na Avenida Marechal Câmara 271/7º andar, Castelo.