Balanço divulgado nesta segunda-feira (13) mostra que a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) atendeu 5.141 pessoas à distância na semana passada. No período, foram requeridas 425 medidas de urgência para assegurar direitos em áreas diversas. Desse total, 84 foram acolhidas pela justiça. 

Os números são dos Polos Remotos (PARs), que realizaram 4.820 atendimentos entre segunda e quarta-feira da semana passada (6 a 8), e dos pelos Polos de Plantão Diurno Remoto (PPDRs), que atenderam 321 usuários durante o feriado da Páscoa (de 9 a 12). 

De segunda à sexta passada (6 a 10), a Defensoria Pública realizou 16 atendimentos relacionados ao coronavírus, que resultaram na apresentação de 40 medidas de urgência. A maior parte delas (29) foi movida pelo Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen) da instituição. 

As áreas mais procuradas na semana passada foram saúde pública (948 atendimentos), criminal (924), família (924), execução penal (662), cível (656), fazenda pública (415), violência doméstica (179) e infância (151). 

Entre os casos atendidos, destaca-se pedido de interdição feito pela pelo PAR de Belford Roxo em favor da família de uma senhora portadora de Alzheimer e sequelas de traumatismo crânio encefálico, o que a torna incapaz de cuidar de atos da vida civil, como pendências bancárias, por exemplo.  

Já o PAR de Cabo Frio propôs ações de saúde para requerer a transferência de valores ou bloqueio de verbas para compra de medicamentos, já que as partes não conseguem ir ao banco para receber com o mandado de pagamento em mãos, por causa da quarentena imposta pela COVID-19. 

Em três semanas, 17 mil atendimentos 
Os Polos de Atendimento Remoto entraram em funcionamento no dia 23 de março. Desde então, foram 17.169 usuários atendidos, sem a necessidade de saírem de casa, já que o contato ocorre por meio do celular, WhatsApp e e-mail. 

Para atender os casos urgentes da população durante o plano de contingência contra o coronavírus, a DPRJ criou 110 PARs. Presentes em todo o estado, esses polos atendem nos dias úteis. Nos feriados e fins de semana, o atendimento também é feito à distância por meio dos polos do plantão diurno, que funcionam das 11h às 18h. Depois deste horário, a Defensoria Pública está à disposição no plantão judiciário noturno, que também tem sido prestado de forma remota. Todos os contatos se encontram no site https://coronavirus.rj.def.br



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