Os Polos de Atendimento Remotos (PARs) criados pela Defensoria Pública do Rio de Jneiro (DPRJ) para atender os casos de urgência durante o plano de contingenciamento contra o coronavírus atenderam 620 pessoas em todo o estado nesta segunda-feira (23), primeiro dia de funcionamento. Os atendimentos levaram à propositura de 104 medidas de urgência. Dessas, 14 foram atendidas pela Justiça fluminense, que também trabalha em regime diferenciado.
A maioria dos atendimentos foi por meio do WhatsApp. Além do aplicativo de mensagens, os PARs também atendem por meio do celular e e-mail. A área do direito mais procurada foi a criminal, com 206 casos. Depois saúde pública, com 117 casos; família, com 86; e violência doméstica, com seis.
Muitos usuários também buscaram a Defensoria Pública para receber orientações para seus processos e informações sobre o retorno do atendimento normal. Um usuário precisou de ofício para obter um laudo médico para fundamentar uma ação de fornecimento de home care.
Ao todo, são 110 PARs divididos em 12 regiões, que abrangem todo o Estado do Rio de Janeiro. Para saber os contatos dos polos em cada comarca, acesse https://coronavirus.rj.def.br/. Lançado nesta segunda, o novo portal da DPRJ concentra as informações relativas à atuação da instituição no período do isolamento decorrente da pandemia da COVID-19.
Segundo o balanço do primeiro dia de funcionamento dos PARs, os núcleos especializados foram os que registraram maior procura, com 136 atendimentos. Na sequência, destaca-se a Região 12 – que abarca as comarcas de Campos de Goytacazes, Italva e Cardoso Moreira, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra –, com 91 casos recebidos. Na capital, foram 38 atendimentos.
A criação dos PARs integra o conjunto de medidas adotadas pela Defensoria Pública para evitar a disseminação do coronavírus em suas instalações. A instituição divulgará diariamente balanço do atendimento realizado pelos Polos Remotos.
Acesse o balanço: https://bit.ly/2QJgsWx